Corpo de Bombeiros quer mais desburocratização para abertura de empresas

0

Os representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba promoveram nesta quinta-feira, 19, uma palestra no auditório do SESI, sobre a desburocratização na emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB – ALVARÁ).
A palestra foi proferida pelo coronel de Atividades Técnicas do CBMMG de Belo Horizonte, Marcos José Tibúrcio.
Na oportunidade, foram abordados os parâmetros pelos quais as empresas podem acessar o site da Junta Comercial (JUCEMG), e expedir o AVCB de forma rápida e segura, sem ter que ir à sede de um aquartelamento do CBMMG.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba, tenente Luiz Donizete Silva, esses novos procedimentos visam dar agilidade na hora de abertura de empresas no Estado de Minas Geras, diminuindo drasticamente o prazo para legalizar uma empresa perante aos órgãos fiscalizadores.
“A intenção desse novo procedimento é desburocratizar a abertura das empresas em Minas Gerais, principalmente para aquelas que se enquadrarem, com 200 m² e não comercializar produtos explosivos ou inflamáveis. A ideia é agilizar esse processo que será feito todo online, por meio do site da JUCEMG, para que seja facilitado aos empresários o acesso de liberação de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Quem desejar montar sua empresa, poderá fazer ele mesmo esse processo acessando o sistema e regularizando sua documentação junto ao Corpo de Bombeiros, num processo que é objetiva um projeto de confiabilidade, mas que não isenta a empresa de ser fiscalizada pelo Corpo de Bombeiros, para verificar se as informações condizem com a realidade repassada pelos empresários no ato da realização da inscrição online”, avaliou tenente Luiz.
A palestra contou com aproximadamente 100 pessoas, entre associados da FIEMG, contadores, representantes da ACII, escritórios de contabilidades, engenheiros e arquitetos, além de comerciantes e industriários da cidade.
De acordo com o presidente da FIEMG Regional Pontal do Triângulo e presidente do SINPAMA (Sindicato das Indústrias de Panificação e Alimentação), Roberto Revelino, essa é uma importante iniciativa em favor da liberação de documentos para as indústrias.
“Esta parceria firmada entre o Sistema FIEMG e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é de suma importância para levarmos aos empresários, informações importantes para o desenvolvimento e o apoio à gestão dos seus negócios industriais. Isso promove uma gestão sustentável e consciente com todo ambiente ao seu redor, pois a FIEMG atua na mobilização e na articulação junto aos sindicatos patronais em defesa da indústria e sua competitividade. Para isso, temos que simplificar processos e investir na prevenção, e agora teremos, por meio da palestra do ilustre coronel Marcus José Tibúrcio Lima, a oportunidade de conhecermos melhor como serão estas mudanças”, afirmou Roberto.
Participaram do evento André Humia Casarim, comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militares de Uberlândia; major Valdir dos Santos Teixeira, subcomandante do 54º Batalhão PM de Ituiutaba; Fabrício Silva Araújo, comandante da 3ª Companhia de Araguari; além do secretário de Planejamento, Marcelo Vilela Cauli; Valteir Divino Ferreira, presidente em exercício da ACII (Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba); a secretária de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Ituiutaba, Darlene Maria Moura Carvalho; Maurício Carlos de Souza, gerente do SESI e SENAI Ituiutaba; e Renata Mariellen Pimenta Dutra, gerente da FIEMG Regional Pontal do Triângulo.

Samira El Bayeh recebe homenagem na câmara

0
Foto: Jânio Cláudio/Jornal do Pontal

A coordenadora da unidade do Hemominas de Ituiutaba, Samira El Bayeh, recebeu na quarta-feira, 18, uma homenagem na Câmara Municipal.
Pelos serviços prestados à frente do Hemominas e com o objetivo de enaltecer o seu trabalho em favor da comunidade tijucana nas atividades promovidas pela unidade de banco de sangue, Samira recebeu das mãos do vereador Joseph Tannous, propositor da homenagem, o Diploma de Honra ao Mérito.
Na oportunidade, o vereador reconheceu o trabalho de Samira cumprimentando à sua equipe e dizendo a importância que representam para a sociedade.
“Tenho um imenso prazer de homenagear essa ilustre colaboradora, por sua dedicação e por estar à frente do banco de sangue de Ituiutaba, realizando um trabalho de dedicação e voltado para o bem estar de nossa gente”, disse Joseph Tannous.
A homenageada também agradeceu a homenagem, lembrando que esse reconhecimento não é apenas dela, mas de toda a equipe do Hemominas.
“Gostaria de agradecer a todos os meus apoiadores e aos funcionários do Hemominas por esta homenagem, que não é para mim, mas que revela a importância do trabalho conjunto em favor daqueles que necessitam de doações de sangue. Hoje, em quase trinta anos de atuação, ainda há muito a que buscar, mas devo dizer que tenho fôlego para mais sessenta anos, e estarei sempre fazendo o bem, sem olhar para o individual, mas para todos de forma coletiva. Obrigada a todos pelo apoio à nossa instituição”, comentou Samira.
O presidente da câmara, Odeemes Braz dos Santos, também cumprimentou e agradeceu a todos pelo trabalho em favor do Hemominas de Ituiutaba.
“Tivemos um Hemominas antes de Samira e depois do trabalho de sua equipe. Nós somos privilegiados por termos em Ituiutaba mulher como Samira, que, com sua competência e dedicação, está realizando um brilhante trabalho em favor da comunidade ituiutabana”, afirmou Odeemes.
Além de familiares e amigos da homenageada, participaram do evento representantes do Hemominas e outras instituições ligadas ao setor de saúde, além de alguns vereadores, entre eles o José Divino, que representou o prefeito Fued Dib.

Atividades do Cartório Eleitoral de Ituiutaba ficarão paralisadas

0
Foto: Jânio Cláudio/Jornal do Pontal

O Cartório Eleitoral de Ituiutaba, diante da Portaria n. 252/2017do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, terá suas funções paralisadas no período de 19 a 25 de outubro, por conta do processo de rezoneamento.
De acordo com a chefe em substituição do Cartório da Zona Eleitoral 141, Nathaly Dias Martins, neste período estarão suspensos os serviços de atendimento ao eleitor.
“A partir do deste dia 19 de outubro, estarão paralisados no Cartório Eleitoral de Ituiutaba as atividades de atendimento ao eleitor, como é o caso das emissões de certidões, transferências, alistamentos, além dos serviços de biometria. O serviço do cartório será normalizado no dia 26 de outubro”, disse a representante do cartório.
Ainda de acordo com Nathaly, a paralisação se faz necessária por conta do rezoneamento, já que algumas seções foram incorporadas ao cartório.
“Algumas zonas eleitorais, por conta da extinção de outras, passarão a incorporar outros municípios, como é o caso de Ituiutaba, que passa a atender a cidade de Ipiaçu, que antes era atendida pela cidade de Capinópolis”, comentou ela.
Vale lembrar ainda que também foi extinta a zona eleitoral de cidade de Canápolis, que passa a ser incorporada pelo Município de Capinópolis.
Nathaly afirma ainda que quem quiser maiores informações sobre as atividades do Cartório Eleitoral de Ituiutaba, pode ligar no telefone 34 3261-7633, para esclarecimentos.

Gurinhatã Ativo participa de prêmio internacional

0
Foto: Edu Santos

A Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde, através do Programa “Gurinhatã Ativo Comunidades Rurais” concorreu ao prêmio de melhor experiência significativa em promoção da saúde na região das Américas, organizado pela OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) e OMS (Organização Mundial de Saúde).
Segundo a organização, foram classificados projetos de nove países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Honduras, México, Paraguai, Porto Rico e República Dominicana), num total de 464 relatos que foram analisados por 50 avaliadores peritos em promoção da saúde de vários países da região das Américas, formando um jurado internacional dos centros colaboradores da OPS/OMS, que selecionaram 13 experiências em 4 categorias: Educação para saúde com enfoque integral; Trabalho em rede; Construção de conhecimento em promoção da saúde e intersetorialidade.
Gurinhatã Ativo ficou classificado entre as 23 experiências significativas de um total de 42 selecionadas para concorrer, representando o Brasil na categoria Educação para saúde com enfoque integral, com âmbito município e cidades, por seu trabalho realizado pela Prefeitura Municipal com o Departamento de Saúde, através da equipe de Atenção Básica do PSF Rural, NASF, e em parceria com Departamento de Assistência Social, e Departamento de Educação na área de prevenção do setor rural com “Ações para o enfrentamento da redução da prevalência das doenças crônicas no município de Gurinhatã”, coordenado pelo professor Jerônimo Filho, que é referência técnica em promoção da saúde e coordenador da academia da saúde.
A experiência considerada mais significativa desta categoria foi “Parque de la Vida”, desenvolvido na Colômbia pela Faculdade de Medicina (Universidade de Antioquia) e Secretaria de Saúde (Município de Medellín).
“Mesmo não sendo o projeto vencedor estamos felizes, pois tivemos uma participação positiva onde recebemos os sinceros agradecimentos da Organização Pan-americana de Saúde e Organização Mundial da Saúde pela contribuição do trabalho significativo da equipe de saúde de Gurinhatã que servirá para avaliar os importantes avanços da Promoção da Saúde na Região das Américas, permitindo caracterizar conquistas, avanços e desafios para orientar recursos de apoio técnico que serão focalizados e priorizados de acordo com as necessidades identificadas”, disse Jerônimo Filho. “Conseguimos também a divulgação e intercâmbio dos nove países participantes, além de ser referência para Organizações internacionais de saúde expressivas como a OPAS e OMS”, completou.
Atualmente, o programa “Gurinhatã Ativo Comunidades Rurais” sofreu uma grande reestruturação com mais locais de atendimento e mais profissionais na equipe, tornando o “Projeto Integração”, que leva além da saúde, todas as secretarias e funcionários da Prefeitura para atendimento no setor rural, visando o bem estar integral para população que mora distante da cidade.

Audiência para apresentação das diretrizes do Plano Diretor será dia 9

0

A terceira das quatro audiências públicas, prevista no cronograma de trabalho e reuniões, sobre a revisão do Plano Diretor Integrado de Ituiutaba, deverá ocorrer no próximo dia 9, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal. O tema a ser levado e apresentado ao público para essa data, será as análises e discussões das diretrizes que subsidiará a elaboração da lei do Plano Diretor.
A revisão do Plano Diretor está sendo coordenada pelo Observatório das Cidades, da FACIP/UFU e acompanhada pela Secretaria de Planejamento, da Prefeitura de Ituiutaba. Os trabalhos tiveram início em agosto e a previsão de conclusão e apresentação dos estudos deve ocorrer no final de novembro. Até aqui aconteceu um workshop, duas audiências públicas, quatro reuniões setoriais e sete reuniões temáticas. Ao final, será elaborado minuta de lei, devendo esta ser submetida a apreciação e votação pelo Poder Legislativo tijucano.
No último dia 05, a equipe do Observatório das Cidades, FACIP/UFU apresentou na segunda audiência pública, realizada no Plenário da Câmara Municipal, estudos abordando a situação atual de temas essenciais para o desenvolvimento do município, tais como: Meio Ambiente; Saúde; Educação; Esporte; Lazer; Assistência Social; Transporte; Logística Urbana; Energia Elétrica; Telecomunicações; Economia; Cultura; Turismo; Habitação e Planejamento Territorial.
Para a conclusão dessa etapa, foram levantados dados a partir de pesquisas desenvolvidas junto ao questionário respondidos pela população, aos acervos disponíveis, assim como da sistematização de informações extraídas por meio de metodologias participativas denominadas Leituras Técnicas e Leituras Comunitárias, realizadas neste semestre com diferentes públicos, inclusive os presentes durante a realização das referidas reuniões.
Plano Diretor, o que é e para que serve?
Plano Diretor é uma lei federal (Lei 10.257/01) que deve ser elaborada com a participação de toda a sociedade. Ele organiza o crescimento e o funcionamento do município. No Plano Diretor está a cidade que queremos, ele projeta o futuro da cidade de acordo com o que decidimos. Não é fácil gerenciar uma cidade, saber dos desafios e das soluções que cabe às autoridades. Por isso, existe o Plano Diretor que nada mais é que um “manual” para gerir as cidades.

Situação de moradias esteve na pauta da câmara

0
Foto: Jânio Cláudio/Jornal do Pontal

Na reunião desta segunda-feira, 16, o vereador Renato Moura falou sobre a situação dos conjuntos residenciais Nova Ituiutaba 2 e 4, do programa Minha Casa Minha Vida.
Segundo o vereador, já foi feita a assinatura do distrato da empresa que estava responsável pela finalização da obra, e agora outra licitação poderá ser realizada da contratação de uma nova empresa. Esse foi mais um importante passo foi dado para a entrega das moradias dos residenciais à população que espera com ansiedade pelo benefício.
“Recentemente, pedi à representante do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação da Caixa Econômica Federal, Deusdina dos Reis Pereira, para que fosse agilizado o processo de distrato da empresa responsável pela finalização da obra dos residenciais Nova Ituiutaba 2 e 4, para que fosse iniciado um novo processo de licitação para a contratação da outra empresa que será responsável pela execução final da obra, e fomos prontamente atendidos. Esperamos que agora, com mais este importante passo dado em favor das mais de oitocentas famílias que esperam pela entrega de suas residências, que é a realização desta licitação, essas pessoas possam receber as chaves de suas casas o mais rápido possível”, comentou o vereador Renato Moura, que destacou que, segundo informações da direção da CEF, na próxima semana será conhecido o nome da nova empresa contratada por meio de carta convite.
O vereador José Divino lembrou a presença do deputado Zé Silva que esteve em Ituiutaba entregando os contratos de concessão de uso para os assentados e a distribuição de sementes para que os agricultores possam fazer o plantio de milho e feijão.
“Tínhamos assentados com mais de dez anos que esperavam por essa documentação, e agora poderão ter sua situação regularizada. Haverá ainda uma força tarefa, para que todos os assentados de nossa região tenham seus documentos em mãos. Outro assunto que tratamos com o deputado Zé Silva foi a possibilidade da vinda de uma UTI Neonatal Móvel para nossa cidade, e ainda a questão da valorização dos produtores de leite de nossa região, e ficamos satisfeitos com a dedicação do deputado Zé Silva em ajudar a resolver esses problemas”, afirmou José Divino.
O vereador José Barreto Miranda, também usando da tribuna, pediu para que fosse encaminhado um requerimento ao Executivo, estudando a possibilidade da instalação de um sistema de ar refrigerado no Pronto Socorro, já que, segundo o que o vereador vem observando, muitas pessoas esperam o atendimento do lado de fora da instituição por conta do calor que faz na sala de espera da unidade.
Durante a reunião foi pedido ainda aos pressentes a participação de todos nas solenidades de homenagens desta semana, uma vez que no dia 18, quarta-feira, será entregue o Diploma de Honra ao Mérito à senhora Samira El Bayeh, coordenadora da unidade do Hemominas de Ituiutaba, proposto pelo vereador Joseph Tannous, e no dia 19, quinta-feira, será entregue o título de cidadania honorária ao senhor Odeon Nunes Barcelos, diretor da Coopercicla, proposto pelo presidente da câmara, Odeemes Braz dos Santos. As duas solenidades acontecerão às 19 horas, no plenário da câmara.

Prefeitura efetiva feira popular no Bairro Buritis

0

O projeto piloto da Secretaria de Agricultura, da Prefeitura de Ituiutaba, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ituiutaba – STRI, prevendo aumentar o número de feiras livres na cidade, agora passa para a realidade.
Depois de alguns meses, funcionando sempre em horários diferenciados, entre 16h às 20h, nas terças-feiras, a feira livre no Bairro Buritis agora passa a ser na forma efetiva. Segundo o secretário Regys Braga, a iniciativa está sendo bem recebida pelos moradores da região Oeste de Ituiutaba, onde estão localizados bairros como Buritis, Canaã, Nadime Derze I e II, Portal dos Ipês, Santa Edwiges, Novo Horizonte, Universitário e Drummond.
“Esta iniciativa vem de sugestão do presidente do Sindicato dos Trabalhadores, vereador Zé Divino, conhecedor e incentivador das atividades dos pequenos produtores rurais. A localidade do Bairro Buritis tem a ver com uma região da cidade, sem a cobertura e exploração deste tipo de comércio, que agora passa a ser atendida em horário e dia do mês, diferenciado de outras tradicionais que acontecem há anos”, disse Regys.
José Divino de Melo (Zé Divino) acredita que a feira nesta localidade de Ituiutaba, atenderá produtores da região oriundos na região rural do São Lourenço, e ainda a comunidade, que antes precisava se deslocar a outros pontos distantes.
“As feiras livres continuam sendo uma boa opção para a população adquirir produtos com origem em nosso município e para os pequenos produtores que precisam dela para vender seus produtos”, disse Zé Divino.
O coordenador de feiras, da Secretaria de Agricultura, Reinaldo Paulo dos Santos, acompanhou o funcionamento da feira. A ampliação de espaços para novas feiras livres esteve no rol de compromissos de campanha do prefeito Fued Dib e vice-prefeito, Gilberto Bernal Júnior.

Prefeitura de Ituiutaba inicia novo Lira

0

Aproximadamente 40 agentes de endemias, do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, da Secretaria de Saúde, Prefeitura de Ituiutaba, devidamente caracterizados com uniformes, identificados com crachás, iniciaram na segunda-feira, 16, o terceiro e último trabalho de pesquisa sobre o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, o Lira 2017.
Por recomendação e definição do Ministério da Saúde, e com os dados em mãos do último Lira, os agentes estarão até a próxima sexta-feira, 20, pesquisando em todos os bairros de Ituiutaba, com prioridade nos quarteirões previamente definidos em mapa, e checando os locais com maior suspeita de existência do foco.
Segundo a coordenação do Programa de Controle da Dengue da CCZ, os índices anteriores, realizados nos meses de janeiro (4.5) e março (6.0) mantiveram altos e alarmantes, e têm muito a ver com período de intensas chuvas. O período chuvoso, combinado com o clima quente, favorece o surgimento de focos para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A recomendação é fazer visitas de amostragem em até 20% do total de imóveis da zona urbana.
“Os números finais serão apresentados ao secretário de Saúde, o médico Elias Hércules Neto, para em seguida informar ao Ministério da Saúde e posterior divulgação à imprensa e a população. Será com base neste próximo índice, a realização de trabalhos adequados como mutirão ou prosseguimento com ações de orientação e conscientização a população, sobre maneiras de se prevenir e ajudar a eliminar os focos”, disse Suendi Rodrigues Monteiro, coordenadora do Programa de Controle da Dengue.
“Nós verificamos de vinte em vinte casas, mediante vistoria, procurando eliminar focos, recolhendo larvas para identificar se a larva pertence ao Aedes, e observamos se há criadouros na residência ou comércio”, disse.
Elias Hércules desde o início do ano tem acompanhado de perto o trabalho dos agentes do CCZ. Em várias oportunidades, promove reuniões com orientações, recomendado e reforçando dicas de trabalho para as equipes.
Para Elias, a principal recomendação para a população é não deixar água parada em suas casas, principalmente agora que começam as pequenas chuvas e o calor começa a ficar mais intenso, que é favorável para a proliferação do mosquito transmissor da doença. “Os moradores, a população tem que ter a consciência que é que ela é a primeira a agir para garantir a saúde dos moradores de todo o quarteirão e de todo município. Temos agentes fiscalizando a cidade, mas sem o apoio da população não teremos o efeito que a gente precisa para combater o mosquito”, alerta o secretário.
Além dessas recomendações e havendo alguma dúvida, as pessoas podem entrar em contato com o Centro de Zoonoses, através dos telefones (34) 3268-2398/3268-7255 ou 0800-941-6500 ou mesmo pelo endereço é Rua Aristides Naves Carneiro, 142, Bairro Alvorada.

Paulo Sérgio Martins é indicado para Empresário do Ano 2017

0

A Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba – ACII concluiu a indicação do Empresário do Ano 2017. A indicação foi do empresário Paulo Sérgio Martins. No dia 25 de novembro, os empresários de todo o estado indicados pelas suas respectivas associações comerciais estarão recebendo o título de Mérito Empresarial durante o XX Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, no Grande Hotel Termas de Araxá.
A informação foi passada ao empresário Paulo Sérgio Martins por meio de uma visita de diretores da ACII à sua empresa. Na oportunidade, o empresário Paulo Sérgio Martins ficou bastante satisfeito pelo reconhecimento, que para a diretoria da ACII é o reflexo de seu empreendedorismo no segmento de pet shop, que conta com uma rede de empresas na cidade, gerando diversos empregos e renda, além de oferecer qualidade no atendimento aos seus clientes, por contar com pessoas capacitadas para atuar neste segmento, que é voltado para venda de produtos e serviços, por meio da assistência e atendimento aos animais doentes, com clínica e laboratório para atendimento de imediato aos animais que precisam dos respectivos cuidados.

Atleta santa-vitoriense se classifica para o Brasileiro de Judô

0

A equipe Roma de Judô de Santa Vitória, que treina na Academia Geração Atleta “Edson Mendes dos Santos”, participou da última etapa do Campeonato Mineiro de Judô, no dia 30 de setembro, na cidade de Mariana. O evento contou com a participação de mais de 200 atletas de todo estado.
Dezesseis judocas representaram Santa Vitória, conquistando 12 medalhas no total: 7 de Ouro, 3 de Prata e 2 de Bronze.
A última etapa do Campeonato Mineiro de Judô proporciona ao campeão a oportunidade de participar do Campeonato Brasileiro de Judô representando seu estado, na sua classe e categoria.
Depois de participar de várias lutas e ser o vencedor da sua chave, o judoca santa-vitoriense Paulo Gustavo Quirino e Queiroz, representará Minas Gerais na classe sub-11 infantil, na categoria pesado até 55kg.
O Campeonato Brasileiro de Judô acontecerá em Recife no de24 a 26 de novembro, na Arena de Pernambuco.
Em nota, o mestre de Judô, José Antônio de Souza, agradeceu à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e de Transportes, representadas pelos secretários Moussa El Bayeh Filho e Junior Sebastião de Souza. Agradeceu também ao prefeito Salim Curi pelo grande apoio aos desportistas que representam com alto nível município de Santa Vitória.
“É uma honra ver os atletas participando de campeonatos importantes, fazendo bonito e trazendo seus títulos”, comentou o professor.
O secretário de Esportes e Lazer, Moussa El Bayeh Filho (Moises), parabenizou os atletas pela brilhante participação em Mariana. “Nossos atletas estão de parabéns! É muito satisfatório vê-los se destacando no esporte”, disse o secretário.