Abertura oficial do JEMG ocorre hoje em Ituiutaba

0
240

Uma cidade movimentada pela alegria e o espírito esportivo de aproximadamente dois mil atletas estudantes, representando 42 cidades selecionadas para uma das seis etapas regionais dos Jogos Escolares de Minas Gerais, o JEMG 2017. A abertura oficial será nesta terça-feira, 11, às 19, no Ginásio Poliesportivo Romão, com a execução do hino nacional, desfile das equipes participantes, acendimento da pira olímpica, e finalizando com apresentações de artistas locais.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais ? JEMG/2017 é o maior e o mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais. Constituem uma ação do Governo de Minas Gerais, realizado por meio das secretarias de Estado de Esportes e de Educação. A execução da competição é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG, selecionada em sessão pública para firmar termo de parceria. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ituiutaba e a 16ª Superintendência Regional de Ensino são parceiras e apoiadoras do evento na etapa regional.

As etapas regionais ocorrerão em 6 municípios mineiros, com as competições de basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Nela, disputam as escolas inscritas das seis cidades-sedes, além das equipes vencedoras da etapa microrregional, nas modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei), e os quatro primeiros alunos-atletas colocados, em cada módulo e naipe, na modalidade de xadrez. Outros municípios que terão etapa regionais são: Caratinga, Arcos, Além Paraíba, Lavras e Montes Claros.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais são uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas Gerais de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos. Os jogos selecionam os representantes do Estado para as os Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais.

São esperados atletas da seguintes cidades: Araxá, Araguari, Arinos, Araporã, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis Cachoeira Dourada, Campina Verde, Campo Florido, Canápolis, Cruzeiro da Fortaleza, Centralina, Conceição das Alagoas, Coromandel, Dom Bosco, Frutal, Guarda Mor, Ibiá, Ipiaçu, Itapagipe, João Pinheiro, Lagoa Formosa, Matutina, Monte Carmelo, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Perdizes, Pirajuba, Prata, Rio Paranaíba, Romaria, Sacramento, Santa Vitória, São Gotardo, Serra do Salitre, Tupaciguara, Uberlândia, Unai, Vazante e Veríssimo.

Os alunos atletas terão como local de hospedagem, 15 escolas previamente selecionadas com antecedência.  Entre outras formas de respaldar a realização da competição, a Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria de Educação, está apoiando na logística, segurança e transporte dentro do município.

“O ano de 2017 está sendo de muito esforço para concretizarmos e nos firmamos para a realização de eventos, resgatando a alegria da prática esportiva em Ituiutaba, que anda tão esquecida. O prefeito Fued Dib está nos apoiando, por isso já realizamos e apoiamos diversas competições neste semestre, este é nosso objetivo, trabalhar mais e melhor. A cada dia, caminhamos na construção de um futuro melhor para todos ituiutabanos”, disse Edmar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here