Cartinhas das crianças aguardam por padrinhos na agência dos Correios em Ituiutaba

0
143

A Campanha Papai Noel dos Correios é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil realizada há mais de 25 anos, com o objetivo principal do envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel e atender, dentro do possível, os pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha dissemina os valores natalinos como solidariedade.

A partir de 2016, a campanha contempla, prioritariamente, cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, em alinhamento aos programas governamentais.

Em Ituiutaba, a gerente da agência dos Correios, Adriana Beatriz Silva Araújo, concedeu entrevista ao Jornal do Pontal e contou que a ação teve início no dia 16 do mês de novembro, quando na oportunidade foram cadastradas a Escola Municipal Aida Andrade Chaves e a Escola Estadual Cônego Ângelo, totalizando cerca de 150 cartinhas. “Estamos precisando que os padrinhos venham pegá-las para entregarmos os presentes às crianças, tendo até a próxima sexta-feira, 9, para adotar um dos pedidos, pois serão entregues nas escolas até o dia 14, devido ao início das férias escolares”, explicou.

Adriana ressaltou a importância do projeto, principalmente devido à expectativa gerada nas crianças de que realmente receberão aqueles presentes. “Temos vários tipos de pedidos, como materiais de escolas, bonecas, bolas, chuteiras, tablets, computadores e bicicletas. Pedidos dos mais variados valores, porém, juntando amigos e familiares é possível realizar alguns dos sonhos dos pequenos. Nossa intenção e de fazer um Natal diferente para eles, não deixando nenhuma das cartinhas sem apadrinhamento”, disse.

Os presentes recebidos são etiquetados com os respectivos nomes das crianças beneficiadas, sendo passados ao centro de distribuição, que agenda um horário para efetuar a entrega nas escolas participantes, também sendo promovido um lanche especial com os alunos e professores.

Ainda restam na agência dos Correios, na Avenida 9, cerca de 70 cartinhas aguardando os padrinhos. Aos interessados, basta se dirigir ao local, estando às cartas disponíveis para escolha na sala da gerência.

A gerente contou que é emocionante pegar as cartinhas para ler, ressaltando que inclusive uma delas a fez chorar. “A professora fez até um bilhetinho, explicando que se tratava de uma criança que havia sido maltratada por um membro de sua própria família. Você vê até pela letra da criança, que tem 11 anos, que se trata de alguém que necessita de um carinho especial. Na carta ela não pede um grande presente, seu maior sonho seria um vídeo game, mas como ela mora com outros dois irmãos e com a mãe, se contentaria se recebesse algo de utilidade para eles. Graças a Deus, consegui apadrinhar essa cartinha e ela irá receber o presente”, afirmou.

Adriana finalizou dizendo que as cartas das crianças são escritas com emoção, estimuladas pela magia do Natal e convidou a população tijucana para aderir à campanha e realizar os sonhos das crianças.

A Kumon (Unidade Ituiutaba) também aderiu à campanha, tendo recebido 109 cartas de alunos da Escola Estadual Senador Camilo Chaves e conseguiu o apadrinhamento para todas elas, com a previsão da entrega dos presentes para a próxima quarta-feira, 7.

Foto: Rodrigo Costa/Jornal do Pontal

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here