Enfermeiros passam por capacitação no Centro de Saúde da Mulher

0

A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba para melhorar e dar maior agilidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, SUS na rede pública municipal, deu início ao treinamento e capacitação de aproximadamente onze enfermeiros e enfermeiras padrão, que atendem no Programa de Saúde da Família, PSF.
A capacitação ou reciclagem, acontece de forma revesada no Centro de Saúde da Mulher (CSM) Ituiutabana, Irmã Savina, localizado na Avenida 26 entre Avenida 15 e 13. Para a coordenadora do CSM, Monaliza Martins Catarina a ação visa melhorar ainda mais o atendimento e padronizar com excelência em toda a rede de saúde de nossa cidade que envolve a prevenção do câncer de útero.
“A capacitação está sendo orientada pelo médico ginecologista José Neto, durante os atendimentos de coleta de Papanicolau. Essa reciclagem visa um melhor atendimento nos PSF’s e também deixar toda a população informada que as Unidades de saúde fazem os preventivos, bastando as mulheres procurarem o PSF da sua região”, disse Monaliza.
Os exames são coletados e enviados para o mesmo laboratório dos exames do Centro de Saúde da Mulher, ou seja, a qualidade é a mesma. Caso os exames deem alterados, essas mulheres serão encaminhadas ao Centro de Saúde da Mulher para consultar e para dar prosseguimento em busca do diagnóstico mais preciso, como a realização de biópsias, por exemplo.
Além de não existirem filas para a coleta de preventivos de colo de útero nos PSF’s é importante ressaltar que é sempre interessante para o paciente que a Unidade básica de saúde perto de sua casa tenha conhecimento dos problemas de saúde da sua região, uma vez que munidos de dados, a Secretaria de Saúde poderá dar um suporte no sentido de resolver aquela demanda especifica de casos que forem diagnosticados.
Saúde da Mulher além de consultas e preventivos, também realiza todo o processo de Planejamento Familiar com métodos contraceptivos oferecidos gratuitamente, além de promover o conhecimento científico, aprimoramento de outros profissionais da saúde de nossa cidade, através de seus profissionais.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY