Fiscalização do CRLV/2016 começa a partir de hoje

0

A partir desta sexta-feira, 1º de julho, todos os veículos emplacados no estado devem estar com o exercício 2016 do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV.

O cabo da Polícia Militar, Jean Oliveira, lotado no Patrulhamento de Trânsito – PATRAN do 54º BPM, concedeu entrevista ao Jornal do Pontal e falou sobre o início da fiscalização no trânsito de Ituiutaba. “A cobrança do exercício 2016 terá início hoje, além de fiscalizarmos os equipamentos de uso obrigatório, as taxas de licenciamento – DPVAT e o próprio IPVA”, explicou.

Segundo o militar, dependendo da infração cometida por condutores que trafegam em condições de irregularidades podem ser aplicada sanções como advertências, multas, apreensão do veículo, e em casos de maior gravidade a condução do condutor até a Delegacia de Polícia.

Atraso na entrega – Os proprietários de veículos que efetuaram os pagamentos dos impostos e ainda não receberam a documentação devem procurar a Delegacia de Trânsito, pois estão ocorrendo divergências com relação ao Código de Endereçamento Postal – CEP. “Esses imprevistos e a inexatidão do endereço impedem a emissão dos documentos, é necessário que os condutores se atentem e busquem sanar o problemas para receber a documentação o mais rápido possível, afirmou.

Prorrogação do prazo – No início do mês de junho, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais – DetranMG, considerando problemas na emissão e envelopamento dos CRLV, informou que o prazo para licenciamento dos veículos com finais de placa 1, 2, 3, 4 e 5 foi prorrogado até o dia 15 de junho. O prazo de licenciamento dos veículos com número final da placa 6, 7, 8, 9 e 0 continuou até a última quinta-feira, 30. Jean Oliveira acredita que não haverá nova prorrogação do prazo por motivo semelhante e que de fato a fiscalização deverá ter início hoje.

Trânsito local – O PATRAN tem realizado um trabalho voltado diretamente ao tráfego de automóveis, obtendo resultados com a redução de cerca de 20% dos acidentes de trânsito em Ituiutaba. “Essa ação visa acima de tudo a integridade física e a vida dos usuários das vias. Temos com maior incidência ocorrências de motorista trafegando sem habilitação, veículos circulando com documentação atrasada e nossa maior preocupação tem sido o uso de telefone celular que é o grande causador de acidentes. Além disso, alguns motociclistas tem o hábito de transportar crianças recém-nascidas ou de pouca idade, situação ainda agravada com o não uso do capacete, por isso estamos tentando coibir essas irregularidades que trarão maior segurança a nossa população”, ressaltou.

O militar finalizou agradecendo a Prefeitura Municipal pelo excelente trabalho, feito através do Departamento de Trânsito e Transporte de Ituiutaba, com uma notável melhora na sinalização de trânsito do município, sendo um grande aliado na redução de acidentes.

Inadimplência – Segundo levantamento da Receita Estadual, a pendência nos pagamentos de impostos e taxas de exercícios anteriores até o ano de 2016 é de, aproximadamente, 30 mil veículos. Os dados fornecidos revelam a quantidade de automóveis inadimplentes: 11.156; caminhões: 472; Camionetes: 1.750; motocicletas: 14.692; ônibus: 236 e reboques/semirreboques: 1.176. A omissão no pagamento dos Impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA chega a, aproximadamente, R$ 11 milhões e com relação a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo o valor se aproxima de R$ 6 milhões.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY