Pastoral da Criança promove ação de capacitação em compostagem

0

A Pastoral da Criança da Diocese de Ituiutaba do Bairro Satélite Andradina se reuniu no último dia 16 de setembro acerca do tema compostagem.
A Pastoral da Criança tem planos de, num futuro próximo, implantar a compostagem comunitária no terreno da Igreja. Visando a conscientização da população ao redor, e seu engajamento, uma série de ações vem sendo desenvolvida com as famílias participantes.
No último dia 16 de setembro, dia do aniversário da cidade de Ituiutaba, o tema da vez foi separação dos resíduos domiciliares em três frações e a compostagem doméstica individual. Para falar sobre esse tema, Regina Moura, fisioterapeuta e adepta a hábitos lixo zero, foi convidada para relatar sua experiência acerca da compostagem domiciliar individual.
Regina falou aos participantes sobre a importância da separação da fração orgânica dos resíduos domésticos – resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos -, e explicou o processo que ela adotou para fazer a compostagem em sua casa.
No intuito de promover a reflexão e chamar atenção para a prática, Regina demonstrou o processo adotado. Segundo seu método, a fração orgânica ideal para a compostagem é a que contém cascas de frutas, verduras, legumes, ovos e borra de café. Regina explicou que essa mistura adicionada à serragem (ou matéria orgânica vegetal como folhas secas), remexida algumas vezes por semana vai, ao fim de um período de mais ou menos 90 dias, se transformar num excelente adubo orgânico, chamado composto.
Foram duas horas de bate papo, compartilhamento de ideias, experiências e perspectivas.
O resultado foi positivo e segundo a Meire, coordenadora das ações da Pastoral da Criança no bairro: “Foi muito bom, muito proveitoso, o pessoal gostou bastante. Pelo menos quatro famílias disseram que vão fazer a compostagem doméstica individual. ”
Quer aprender a fazer compostagem? Não deixe de entrar em contato conosco pelo email: [email protected], pelo blog: www.plataformaituiutabalixozero.wordpress.com ou pelo facebook: www.facebook.com/plataformaituiutabalixozero

SHARE
Previous articleProjeto de reforma administrativa prevê a extinção de 60 cargos
Next articleCampanha Setembro Vermelho está em andamento em Ituiutaba

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY