Rede municipal volta às aulas na segunda-feira

0
127

Na próxima segunda-feira, 31, cerca de 8.406 alunos da rede municipal de ensino, estarão retornando das férias de julho. Incluindo aí, os pequeninos que ficam sob os cuidados das equipes de quatro creches municipais: Aída Chaves (Satélite Andradina), Caic Aureliano Joaquim (Novo Tempo), Celina Dib (Alvorada) e Maria Floripes (Canaã).
A secretária de Educação, Edmar Franco Borges Paranaíba, recebeu a imprensa, na tarde de sexta-feira, 28, e contou da satisfação e da disposição em comandar novamente uma das mais importantes pastas da gestão do prefeito Fued Dib e vice-prefeito, Gilberto Bernal Júnior.
Entre os servidores, colaboradores e comunidade escolar, Edmar tem o conceito de elevado respeito e admiração. A experiência registrada em um notável currículo aumenta ainda mais as responsabilidades da professora Edmar, que sempre faz questão de estar presente em todos os eventos da educação, quando não está, o subsecretário Marcelino Franco Moura representa.
Entrevista
O primeiro semestre na área da educação?
-É um sentimento de gratidão e gratificação com a atuação de nossos servidores, professores e colaboradores neste primeiro semestre. Houve participação relevante nos cursos de capacitação oferecidos aqui pelo CEMAP. Sem dúvidas que essa participação reflete no aprendizado dos alunos. Nossas unidades de ensino estão bem organizadas e comunidade escolar satisfeita. Cada escola desenvolveu sua programação com atividades diferenciadas, de acordo o funcionamento e necessidade, alguns casos houve evento coletivo, atendendo a individualidade da unidade de ensino.
O ensino na educação infantil
– Agora no início do ano, tivemos que atender toda a demanda que comportava dentro da nossa rede. Sabemos que existem crianças, tanto da creche quanto da educação infantil fora da escola. Nós estamos organizando para conseguir suprir essa necessidade de atender toda a atual demanda.
Transporte escolar
– Fizemos uma readequação no início do ano, visando atender algumas mudanças previstas, como a mudança de endereço do aluno, seja na zona rural ou no perímetro urbano, e este trabalho é feito para resolver situações como essa. Para este segundo semestre não deverá apresentar alguma alteração, no sentido de que seja preciso aumentar a quilometragem.
CEMAP
– Na sexta-feira, 28, inclusive, nós iniciamos uma capacitação a professores que dão apoio a educação inclusiva. Juntamente com o subsecretário Marcelino comparecemos no CEMAP para prestar o nosso apoio. O primeiro semestre foi de alegria e sucesso, com toda turma do CEMAP animados com os cursos de capacitação oferecidos, várias para o PEJA, na educação infantil, Contação de histórias para os alunos e professores entre o 6º ao 9º ano. E ainda as várias parcerias estabelecidas, como a que aconteceu com o SICOOB, SENAR, SEBRAE. Todos deram essas oportunidades para a participação dos professores do município adquirirem capacitação e qualidade para dentro da sala de aula.
Merenda escolar
– A merenda escolar está atendendo com uma excelente qualidade. Temos uma equipe muito bem organizada e competente na cozinha central, que trabalham com muito boa vontade em oferecer o melhor da alimentação escolar. Seguimos criteriosamente os critérios do Conselho de Alimentação Escolar, fornecendo mais oito mil refeições dia. No caso das instituições conveniadas, como creche, são elas que preparam o alimento servido. Mas as creches municipais, também recebem as refeições feitas na cozinha central.
Esporte
– Tivemos um primeiro semestre bastante movimentado, quase não acreditamos que conseguimos realizar e apoiar uma séria de eventos esportivos realizados em nosso município. Tivemos o campeonato amador que está em andamento, na reta final. Fizemos a Copinha Eurípedes Arantes Muniz, o Capital, considerado novamente grande sucesso, e os clubes visitantes que participaram se colocaram à disposição para voltarem no próximo ano. Acreditamos e trouxemos a fase regional do JEMG. Fomos até audaciosos na realização deste grandioso evento. Recebemos mais de dois mil alunos. Falha, acredito que tivemos sim, mas nada que viesse a atrapalhar o nosso brilho de anfitriões, haja visto que fomos bastante elogiados pela receptividade. Na próxima segunda-feira, 31, enviaremos para Uberaba 41 alunos de várias equipes e modalidade para a fase estadual do JEMG. Queremos mandar representante para a fase nacional. Apoiamos a realização da COPA Band de Futsal. Ainda estamos em situação de reunião para preparar a realização dos jogos estudantis.
Concurso públicos, aprovados convocados
– Antes do início das aulas, no começo do ano, chamamos várias pessoas aprovadas e classificadas no último concurso público da Prefeitura de Ituiutaba. Tivemos novamente a autorização do prefeito Fued Dib, para dentro de nossa realidade e necessidade, fazer outra convocação, cuja posse está marcada para segunda-feira, 31 dar posse a novos servidores da educação. Ao todo, desde o início do ano, já foram empossados cerca de 125 novos servidores do concurso público de 2015, somente na educação. Isso, se deve ao fato de várias aposentadorias e do aumento da demanda na área da educação básica.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here