Secretaria de Saúde promove autoavaliação nos 11 PSF

0
117

A Coordenação do Programa de Saúde da Família, órgão da Secretaria de Saúde, Prefeitura de Ituiutaba, deu início na segunda-feira, 24, ao processo interno, conhecido como autoavaliação do funcionamento da gestão de trabalho dos 11 Programa de Saúde da Família – PSF instalados no município.
Durante a realização da autoavaliação, não haverá atendimento ao público por um dia, retomando a normalidade no dia seguinte. O primeiro PSF a receber a equipe da Coordenadoria do Programa, foi o PSF 10, Dona Luca, instalado no Bairro Natal.
“Este trabalho de autoavaliação está previsto nas normas do Ministério da Saúde, e o nosso secretário Elias Hércules Neto tem todo o cuidado de observar o bom funcionamento dos PSF, como medida eficaz na prevenção de doenças. Portanto, durante este dia, sempre estamos acompanhados, da coordenação dos projetos, do Núcleo de Saúde da Família – NASF e da parte odontológica para ver e checar os detalhes do atendimento”, observa a coordenadora, Helen Cristina Bastos.
Confira como funciona e para serve a autoavaliação
O AMAQ (Autoavaliação para Melhoria do Acesso a e da Qualidade) é a autoavaliação no âmbito do PMAQ que é percebida como o ponto de partida da melhoria da qualidade dos serviços, onde o Ministério da Saúde entende que os processos autoavaliativos estão comprometidos com a melhoria contínua da qualidade e poderão potencializar outras estratégias da fase de desenvolvimento do PMAQ.
O PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade) tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva o repasse de recurso do incentivo Federal para os municípios participantes que atingirem melhora do padrão de qualidade no atendimento.
A garantia da qualidade da atenção básica e o aumento de sua resolutividade tem sido uma das prioridades do Ministério da Saúde. E, agora no intuito de induzir ainda mais esse movimento, é apresentado o documento de AMAQ, tendo como objetivos principais:
Auxiliar no registro dos resultados da autoavaliação realizada com auxílio do AMAQ; Disponibilizar relatórios da autoavaliação considerando a classificação nas dimensões e sub-dimensões a partir das respostas inseridas no sistema; facilitar o monitoramento das autoavaliações por meio do registro no sistema.
Momentos do Processo autoavaliativo
Momento I – Sensibilização e apresentação das estratégias de implementação de processos autoavaliativos no município aos gestores, coordenadores, equipes/profissionais do município, ressaltando a importância de processos autoreflexivos na identificação das potencialidades, fragilidades e estratégias de enfrentamento para a melhoria dos serviços e da satisfação do profissional com o trabalho;
Momento II – Sensibilização dos gestores, coordenadores e equipes/profissionais da atenção básica para a escolha e utilização de um instrumento orientador da autoavaliação e a importância do planejamento para implementação das intervenções identificadas pelos atores responsáveis;
Momento III – Discussão dos desafios e ações para o seu enfrentamento com a participação de todos os atores envolvidos: gestores, coordenadores, equipes/profissionais, comunidade, entre outros.
Momento IV – Elaboração da matriz de intervenção e construção dos planos estratégicos de intervenção, com ações multiprofissionais, interdisciplinares e intersetoriais, orientadas para a melhoria da organização e qualidade dos serviços da atenção básica;
Momento V – Avaliação dos resultados alcançados diante das intervenções implantadas e implementadas no município.
Visando esta autoavaliação a Secretaria Municipal de Saúde junto com a Coordenação dos PSF’S, montou um cronograma, e para melhor execução, não haverá atendimento ao público neste dia na respectiva unidade. Saiba quais os PSF serão autoavaliados. PSF Setor Norte – 26/07, PSF Santa Maria – 27/07, PSF Independência – 28/07 e PSF Sol Nascente – 31/07.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here