Semana Jurídica da UEMG é aberta em Ituiutaba

0
Foto: Jânio Cláudio/Jornal do Pontal

Com o objetivo de discutir questões inerentes ao contexto do Direito, foi aberta em Ituiutaba nesta segunda-feira, 2, a a XXII Semana Jurídica “Nicolina de Melo Pereira” e III Congresso Internacional de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Com a presença de acadêmicos e professores, o evento contou com uma palestra sobre a Judicialização da Saúde, ministrada pela desembargadora Vanessa Verdolim Hudson, além de homenagens e apresentações musicais.
Na oportunidade, a desembargadora falou sobre os principais efeitos da Judicialização da Saúde Pública, bem como exemplificou alguns avanços alcançados para a melhoria do sistema.
“A Saúde Pública é um tema que gera sempre muita atenção, e é preciso que todos estejamos engajados para lidar com as questões que envolvem o campo jurídico, a fim de que melhores condições de acesso sejam garantidas à comunidade”, comentou Vanessa.
Participaram do evento, entre outras autoridades, a professora Nicolina de Melo Pereira, homenageada pela semana, Francisco Roberto Rangel, Samir Tannus, a presidente a OAB de Ituiutaba, Dora Drummond, o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Stenio de Souza Marques, o coordenador do Curso de Direito, Adailson Lima e Silva, além do professor de Direito, Manoel Tibúrcio.
Organizado pelo Direito Itinerante da UEMG, para os próximos dias, o evento terá ainda como programação:
Dia 04/10 (quarta-feira) – Homenageados: Professor José dos Santos Vilela Júnior; Lázaro Rodrigues Araújo; Luiz Carlos Silva; secretária do curso de Direito, Genilda Maria Delfino dos Santos. Palestrantes: Michael Procópio Ribeiro Alves – A lei das organizações criminosas e sua prova; Larissa Abrão – Violência no Sistema Carcerário e reinserção social no âmbito da APAC.
Dia 05/10 (quinta-feira) – Homenageados: Professora Márcia Majadas; Professor Emerson de Paula Freitas Pierazzo; Carmo José Ferreira; Manoel Junqueira Vilela. Palestrantes: Mônica Alves Costa – Retificação de prenome e sexo no Registro Civil de Transgenero; Neuma Souza Mello – A Reforma Trabalhista e a Justiça do Trabalho.
Dia 06/10 (sexta-feira) – Homenageados: Professora Sonia Maria Pereira Maciel; Antônio João Bernardes Fleury; Rerivaldo de Souza Marques. Palestrantes: Lucinaldo da Silva Blandtt – A questão de terras e grilagem na Amazônia: violência, oportunidades ideológicas e opressão para as populações; Néstor Hebert Gutierrez Miranda – El sistema acusatório en Sudamerica – Mestre em Processo Penal pela Universidade Nacional do Rosário; Ricardo Rivera Aldunate – Teoria de los Conflitos Constitucionais.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY