Circuito Universitário Cultural apresenta Arte na Praça em Ituiutaba

0
Foto: Jonathan Araújo/ Jornal do Pontal

Em mais uma edição fora de casa, o mais tradicional projeto, Festival Arte na Praça levará ao público de Ituiutaba música e artes visuais na noite do dia 25 de Outubro. Dentre as atrações confirmadas temos: Doutor Tavarez (Ituiutaba), Lizandra (Patos de Minas), Polos & Listrados (Ituiutaba) e Arthur Xará (Uberlândia). Os shows e o varal de artes visuais serão apresentados à partir das 19h30, na Praça Getúlio Vargas.

O Festival existe há 13 anos e é o projeto mais popular da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult) e objetiva democratizar e socializar a produção cultural, tanto erudita quanto popular, promovendo ainda o intercâmbio e exposição de artistas regionais. Em Uberlândia aconteceram mais de 30 edições levando o público interno e externo da Universidade para contemplar apresentações musicais, na Praça Sérgio Pacheco.

Apesar de ser um programa tradicional, o Arte na Praça teve apenas uma edição fora de Uberlândia, a expansão do projeto só foi possível graças a criação do Circuito Universitário Cultural (CUC), um programa realizado pela Dicult e pelo Professor Doutor Luiz Carlos de Laurentz da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD). O objetivo do CUC é disseminar projetos e ações culturais desenvolvidos pela Dicult em cada um dos campi avançados da UFU, e o Arte na Praça é uma dessas ações culturais.

Doutor Tavarez

Doutor Tavarez surgiu no ano passado com a proposta inicial de trabalhar com covers dos grandes clássicos do rock nacional e internacional. “Dr” é composta por Eduardo Borges (teclados, percussão e backing vocals), Fábio Veceslau (guitarra e backing vocals), Felipe Pacheco (guitarra, violão, percussão, gaita e vocal), Sidney Ribeiro (bateria e percussão) e Wilker Freitas (baixo e baking vocals) e trazem em seu repertório as grandes influências do rock nacional dos anos 80 e 90. Com o amadurecimento da banda, nasce a vontade de se produzir músicas autorais. “As 7” foi o primeiro single da Doutor Tavarez, que trabalha para o lançamento do primeiro EP e assim, adentrarem no cenário da música independente e consolidarem suas músicas. O Arte na Praça em Ituiutaba promete resgatar e emplacar o rock de Itãs, Paralamas e Raimundos.

Polos Listrados

Há três anos a banda Polos & Listrados experimenta novos sons e instrumentos em suas composições e interpretações graças ao potencial multi-instrumentista dos seus integrantes: Wallisom Rosa (guitarra, cavaco e vocal), Fernando Vilela (contrabaixo) e Felipe Pacheco (bateria e back vocal). Em sua trajetória, a banda participou de festivais apresentações em Minas Gerais e São Paulo.

O repertório da Polos & Listrados homenageia o rock nacional e leva uma sonoridade dançante ao público. Com influência do MPB e rock, suas composições também fazem parte do repertório e chamam atenção pela experimentação sonora com o uso de instrumentos como ukulele e escaleta.

Arthur Xará

Arthur Francisco Torres Costa, conhecido como Arthur Xará começou sua carreira em 2003. Desde o inicio foi influenciado por Bob Marley, Cazuza, Raul Seixas, Legião Urbana e Tim Maia. Atualmente com 26 anos, o cantor que começou se apresentando em barzinhos com estilo reggae, já lançou CD, DVD e clipe. Arthur é um artista completo, apesar de haver covers em seu repertório, composições autorais também fazem parte do show.

Lizandra

Lizandra é natural de Guimarânia, mas foi em Patos de Minas que começou sua música e lançou seu primeiro EP. Em agosto do ano passado, o público pode conferir cinco músicas autorias influenciadas pelas raízes da música brasileira, traços de rock e um bocado de samba. Reconhecida por suas letras com tom confessional e viés político, a cantora teve trabalho reconhecido no Festival Universitário da Canção, realizado pela Universidade Federal de Uberlândia, no ano passado, em que ficou em primeiro lugar. A música “Agosto”, que também está no EP homônimo, ganhou o troféu de melhor letra.

 

 

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA