Prefeito Fued Dib apresenta balanço dos sete meses de governo

0
181

O prefeito de Ituiutaba, Fued Dib e o vice-prefeito, Gilberto Bernal Júnior, sob a presença de representantes de bairros, entidades, vereadores, imprensa, estudantes e empresários, apresentaram balanço referente ao trabalho da administração municipal durante os sete primeiros meses da gestão.
Para Fued, as recomendações dirigidas ao secretariado, logo no início do ano, continuam sendo uma exigência constante, sempre buscando o cumprimento das metas estabelecidas, como colocar a casa em ordem, prestar bom atendimento à população, e buscar trabalhar dentro da inovação e planejamento.
“Estamos determinados a modernizar a gestão pública, preparar melhor o servidor. A saúde continua sendo nosso grande desafio, com recursos do governo federal e estadual cada vez menores. Estamos preparando para em breve assinar contrato passando a administração do Pronto Socorro para o Hospital São José. Com essa iniciativa, colocaremos fim a ingerência política neste atendimento”, disse Fued.
A administração não tem poupado esforços em outras áreas importantes, como educação, infraestrutura e planejamento urbano. Uma das iniciativas exemplificadas pelo prefeito, é a aprovação, na Câmara Municipal, do Projeto de Mobilidade Urbana, e ainda o início dos estudos de revisão do plano diretor, e do sistema de transporte. “Apesar da população de um modo geral não perceber, estas são medidas que trarão impacto positivo futuramente na cidade”, informou.
Balanço do trabalho de sete meses cada secretaria
Desenvolvimento social
Implantação do Programa Mais Social, que envolve todas as ações sociais do município; Viabilizar a entrega em breve das casas dos residenciais Nova Ituiutaba 2 e 4 pela Caixa Econômica Federal.
Trilha e cenas de ações sociais: Programa Mais Vida visa melhorar a qualidade de vida dos idosos e atende a 450 pessoas. Através de atividades orientações de fisioterapeuta, visa melhorar o condicionamento físico com uma série de alongamentos e outras ações para desenvolver o bem-estar das pessoas da terceira idade. Programa Gastronomia que oferece a mais de 60 mulheres um curso de culinária. O objetivo foi a capacitação para produção de produtos artesanais para aumento de renda das famílias. Programa Prática Chinesa, uma atividade para viver melhor, aliviar dores nas articulações e melhorar o condicionamento físico e mental de 50 pessoas de todas as idades.
Programa Contando Histórias, desenvolvido por professores e é destinado a pessoas da terceira idade. Um grupo de 40 idosos usa o teatro para expressar os sentimentos. Projeto Peja é programa de Alfabetização de Jovens e Adultos que leva a educação a quem ainda não teve esta oportunidade. O curso oferece ao aluno a possibilidade de cursar o ensino fundamental. É uma oportunidade para 200 pessoas voltarem para a sala de aula. O programa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e as aulas acontecem nos CRAS. Projeto Escolinha de Futebol que ensina técnicas de futebol e proporciona condicionamento físico ao público infanto-juvenil além de melhorar a disciplina dos participantes. Projeto Escola de Violão que atende a 12 crianças e acontece no CRAS do Bairro Ipiranga. As crianças agora podem contar com aulas de violão orientadas por professores especializados. Projeto Fica que visa a formação, instrução e o apoio escolar às crianças e adolescentes. O projeto atende cerca de 300 jovens e acontece no CRAS do Bairro Natal. UAITEC é o projeto social que oferece qualificação profissional gratuita através do sistema de educação à distância em um ambiente virtual de aprendizagem moderna. Ituiutaba é uma cidade polo dos cursos EAD. Realização de mais de 11 mil atendimentos nos 6 primeiros meses de governo. 1500 pessoas são atendidas pelos programas sociais da Prefeitura de Ituiutaba. Programa Mais Vida: 450 idosos; Programa Gastronomia: 60 alunas; Prática Chinesa: 50 participantes; Contando de histórias: 40 idosos; Projeto Fica: 300 crianças e adolescentes; PEJA: 200 inscritos; UAITEC: 300 alunos; Escolinha de Futebol: 80 adolescentes; Escola de Violão: 12 crianças.
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos
Ações e conquistas: Realizados 52 serviços de limpeza no espaço urbano no combate às endemias e mais de 190 lotes limpos em diversos bairros da cidade; início de recapeamento de 21.114 metros quadrado de ruas avenidas dos bairros Alvorada, Ipiranga, Centro, Setor Norte, Setor Sul, Alcides Junqueira e Jardim do Rosário; início de obras de asfaltamento de 24.921,86 metros quadrados nas ruas Turquia, Suíça, Paula Freire, Otaviano Vidigal, México, São Paulo, Avenida Independência, Rua Inconfidente e Rua Paraguai; ampliação da coleta de lixo e a varrição foi ampliada em 66% para que 100% da cidade conte com o serviço e o meio ambiente seja respeitado; modernização, reforma, nova iluminação e paisagismo na praça Getúlio Vargas; modernização, reforma, nova iluminação e paisagismo na Praça Getúlio Vargas; implantação da iluminação de LED na Rua 18 e na Rua 8; novas instalações da Secretaria de Obras; maior controle da frota; economia de combustível, cerca de 13% e pode chegar a 20%; melhor distribuição do serviço; atendimento rápido às demandas da população; maior qualidade no serviço prestado à população; elaboração do Projeto de Canalização do Córrego Pirapitinga – O projeto foi todo desenvolvido por funcionários da Secretaria de Obras e de Planejamento, não gerando custos extras ao município; melhor negociação com as empresas prestadoras de serviço; conseguiu baixar o preço da Iluminação Pública de R$ 7,00 para R$ 5,50 por ponto o que representa maior economia para o município; conseguiu com que a empresa contratada aumentasse a área de abrangência de varrição de ruas sem custo adicional. Agora todos os 84 bairros recebem o serviço; implantação da Segurança do Trabalho para todos os funcionários da Secretaria de Obras com a criação e implantação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes); construção da nova plataforma de disposição de resíduos sólidos no aterro sanitário; elaboração e execução do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólido; elaboração e execução do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Secretaria Municipal de Saúde
Ampliação do número de vagas de atendimento médico para diminuir a fila de espera.
-Ampliação da sala da UBS Dr. Olímpio de Freitas Costa Neto.
-Novos agentes de Endemias foram contratados.
-Ampliação do número de agentes comunitários.
-Novos profissionais de odontologia foram contratados.
-Contratação de técnicos de enfermagem aprovados no concurso.
-Feitos 157 mil 306 procedimentos de atendimento à população.
-Mobiliário novo para Posto de Saúde do Andradina.
-Inauguração do ambulatório de Auricoloterapia e Reike.
-Aumento das especialidades médicas naUnidade Mista de Saúde 1 passando para 15 especialidades e 21 médicos.
-Contratação de oftalmologista para consultas.
-Início das cirurgias eletivas.
-Criação do Janeiro Branco, em parceria com a Uemg, para desenvolvimento de atividades com pacientes em saúde mental atendidos pelo Caps.
Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Ações e conquistas:
-Atualização do cadastro único de 209 famílias residentes na zona rural nas comunidades PAs Divisa, Douradinho, Pântano Mariano, Engenho de Serra, Chico Mendes e Renascer, em parceria com o INCRA e Secretaria de Desenvolvimento Social.
-Atendimento de todos os pedidos de Patrulha Mecanizada da Secretaria, com a realização de serviços nas regiões: Banco da Terra dos Baús; Córrego da Chácara; Barreirinho; Córrego da Areia; São Vicente; Mamonas; Lageado; Córrego dos Pilões e Venda Amarela.
-Firmadas parcerias com a UFU, IFTM e UEMG para Elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ituiutaba. Monitoramento da qualidade da água consumida pela população rural. Melhorar a distribuição de insumos e sementes.
-Secretaria visita regularmente as comunidades rurais para ouvir as reivindicações dos produtores e atender com rapidez os reparos em pontes e melhorar as condições de tráfego das estradas rurais.
-Apoio da secretaria para que produtores rurais e servidores municipais participassem da Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas na cidade de Holambra-SP.
-O Serviço Municipal de Inspeção (SIM) intensificou o atendimento interno e externo, melhorando a orientação técnica aos estabelecimentos que processam produtos de origem animal.
-Melhor organização e segurança na feira livre, com redistribuição do espaço a cada feirante e proibição do tráfego de veículos.
-Reforma e limpeza geral do Parque JK.
-Participação na Feira Agrícola da Coopercitrus em … com a presença de produtores rurais de Ituiutaba.
-Assinatura de convênio para distribuição de sementes de milho e feijão com o objetivo de aumentar a produção.
-O Serviço Municipal de Inspeção (SIM) intensificou o atendimento interno e externo, melhorando a orientação técnica aos estabelecimentos que processam produtos de origem animal.
-Parceria com EMATER, IFTM, EMBRAPA/Cerrados, para o cultivo de oito espécies de mandioca mais nutritivas e que apresentam elevado potencial produtivo.
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços
Ações e conquistas:
-Parceria com o Sebrae para a implantação da Sala do Empreendedor para agilizar a criação de pequenas empresas.
-Elaboração do Calendário Anual de Eventos.
-Levantamento e mapeamento da atual situação do Distrito Industrial Manoel Afonso Cancella.
-Treinamento dos profissionais do SINE no Ministério do Trabalho de Ituiutaba, referente a emissão de Carteira de Trabalho; concluído.
-Realização do 3º Campeonato de Futsal Comércio e Indústria.
-Treinamento dos profissionais do SINE em Belo Horizonte, referente a Seguro Desemprego – SD e Intermediação de Mão de Obra – IMO.
-Realização do Evento “MULHER DE ATITUDE” – Praça Getúlio Vargas .
-Realização da XII Exposição Nacional de Orquídeas.
-Realização do Evento Alegria do Trabalhador.
-Criação do Comitê Gestor do Distrito Industrial Manoel Afonso Cancella junto à FIEMG, CODEMIG e SEBRAE.
-Realização do Food Truck na Praça dos Trabalhadores.
Minas Fácil
Empresas Constituídas: 41
1980 atendimentos nos seis meses.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Ações e conquistas:
-Capacitação da equipe técnica em cursos e treinamentos realizados pela UFU, CIDES, AMVAP e SUPRAM.
-Distribuição de mudas em parceria com o IEF em zonas rurais, escolas municipais das zonas rurais e rodovia MG 154;
-Blitz Educativa em parceria com a Polícia Ambiental na rodovia MG 154.
-380 atendimentos de podas de árvores no perímetro urbano.
-Estruturação da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
-Realização de palestras de Educação Ambiental em 4 escolas municipais
-Organização e realização da Semana do Meio Ambiente, com distribuição de mudas, palestras, mini-cursos e apresentações.
-Pareceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, atendendo as medidas sócio- educativas com os menores infratores.
-Parceria com a Pastoral da Criança, plantio de árvores no Bairro Satélite Andradina.
Ações de educação ambiental, conscientização e engajamento-Implantação do ecoponto de recebimento de embalagens de óleos lubrificantes em parceria com a Secretaria de Obras e Associação Plataforma Ituiutaba Lixo Zero – projeto inédito no País.
-Parceria com a Coleta Seletiva para incentivar a separação dos resíduos e enviar para a Coopercicla.
-Palestra no projeto arte recicla.
-Realização da Semana do Meio Ambiente com o tema “Preservar o Meio Ambiente é preciso” e desenvolvimento atividades voltadas para a preservação e conservação do meio ambiente.
Secretaria Municipal de Planejamento
Ações e conquistas:
-Elaboração do Plano Diretor Físico.
-Implantação do Geoprocessamento, tecnologia de fotos aéreas digitais georreferenciadas para o gerenciamento do Cadastro Físico Municipal.
-Campanhas institucionais Comércio Legal e Construção Legal levam todas as informações a quem precisa construir e atualizar seus negócios com mais agilidade.
-Emissão de 1588 Alvarás de Licença para Localização e Funcionamento, registrando aumento de 55% na média semestral dos últimos três anos.
-Emissão de 704 Alvarás e Habite-se até julho, superando os 50% da emissão do ano de 2016.
-Alocação em tempo recorde de imóvel do município para o Projeto Conviver, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Agilidade permitiu que a Prefeitura Municipal presentasse a proposta vencedora do edital lançado pelo Poder Judiciário de Minas Gerais para implantação do Projeto Conviver para atender crianças e adolescentes em situação de risco social.
-Padronização e divulgação para a comunidade dos requisitos básicos para as solicitações mais frequentes feitas à Secretaria de Planejamento. Estas ações fizeram com que qualidade da prestação de serviços aumentasse e consequentemente a satisfação no atendimento à população.
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte
Ações e conquistas:
-Criação do Centro de Educação Infantil Celina Dib que atende a educação básica para 140 crianças no Alvorada.
-Ituiutaba foi sede dos Jogos Escolares, JEMG 2017, o mais importante evento esportivo/social de Minas Gerais e recebeu mais de 2 mil atletas de 42 cidades.
-Volta do Campeonato Amador depois de anos sem ser realizado.
-Volta da Copinha de Futebol depois de anos sem ser realizada.
-Escolas municipais foram reformadas.
-Novos equipamentos para as escolas municipais.
-Posse de 125 servidores concursados.
-Organização e atualização de todos os conselhos relacionados à educação.
-Peja – Novas turmas de 300 alunos (alfabetização de adultos).
-Elaboração do Projeto-Base do Processo Seletivo.
-Reforma da Cozinha Central de Merenda Escolar.
-Ampliação de 30% do atendimento na Educação Infantil – 20% a mais nas creches e 30% no período integral.
-Ampliação do atendimento da Biblioteca Municipal para dois turnos.
-Ampliação do EJA (jovens e adultos) – acréscimo de 199 alunos.
-Convênio com IFTM-Campus Ituiutaba para oferta de curso técnico e profissionalizante na área de gestão para alunos do EJA.
Secretaria de Fazenda, Administração Recursos Humanos
-Pagamento de cerca de 90% de restos a pagar registrados em 31 de dezembro de 2016 – 10.951.302,08. Dívida foi reduzida a 1.614.619,80 nestes 7 meses.
-Melhor aplicação dos recursos públicos com ações de negociações de contratos.
-contenção de desperdícios na gestão e ações para equilibrar as finanças do município.
Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba
-Pagamento de 1 milhão, 380 mil reais de restos a pagar de 2016.
-Posse de 20 novos servidores concursados.
-Redução em 40% das horas extras pagas, resultando em economia de 37 na folha de pagamentos.
-Revisão e reavaliação de contratos, gerando economia de 27%.
-Construção de reservatórios de água de capacidade de 350 mil litros cada para melhorar o abastecimento dos bairros Nova Ituiutaba 1, 2, 3 e 4 e Jardim Sul 2, totalizando 700 mil litros de reservação.
-Recomposição asfáltica em 470 pontos da cidade, normalizando o tráfego de veículos.
-Retomada das obras de reforma e modernização dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA).
Empresa Municipal de Mecanização Agrícola – EMMAG
-A Emmag faz a manutenção e recuperação constantes de 2.800 quilômetros de estradas rurais.
-Recuperação de estradas, terraplanagem e construção de lombadas e bolsões 100% concluídas nas regiões Pântano Mariano, Córrego da Chácara, Campo Alegre, Mateirinha (lado direito BR-365 sentido Santa Vitória), Sete Placas, Assentamentos e São Vicente.
-Terraplanagem e construção de lombadas e bolsões 50% concluída nas regiões Campo Alegre e Mateirinha (lado esquerdo da BR-365 sentido Santa Vitória).
-Definido cronograma das próximas regiões a ser atendidas: trecho de 6 quilômetros da Estrada Municipal 215 que liga região do Bauzinho até região das 3 Vendas, Canoas, Sucuri, Mosquito, Córrego do Açude, São Lourenço e Santa Rita.
-Construção de 12 novos mata-burros.
-Recuperação de 12 mata-burros.
-Construção de 4 novas pontes.
-Recuperação de 8 pontes.
-Construção de aterros sendo três com instalação de manilhas para drenagem pluvial.
-Recuperação de três pás-carregadeiras, 2 patrols, 6 caminhões e uma retroescavadeira está sendo recuperada.
Fundação Cultural de Ituiutaba
-Implantação de novos horários e novos projetos de atividades culturais no Espaço Cultural, Musai, Galeria de Antiguidades e no Teatro do Centro de Artes e Esporte Unificados – CEU.
-Atendimento em média de 400 alunos em mais de 16 cursos no Espaço Cultural.
-Apoio às manifestações culturais como carnaval, congado e folia de reis.
-Apoio aos agentes culturais que representam Ituiutaba em eventos nacionais e internacionais.
-Cadastramento de artistas e talentos locais.
-Desenvolvimento da Educação Patrimonial nas escolas municipais.
-Apoio da Fundação Cultural de Ituiutaba ao lançamento da décima edição do livro Tremor de Terra, do escritor Luiz Vilela.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here