Prefeitura irá executar a revitalização da Casa da Cultura

0
160

O imponente prédio histórico de Santa Vitória que atualmente abriga a Casa da Cultura “Aníbal Clemente de Souza” tem sido prioridade para a administração municipal. No início do mandato, a secretária de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira Silva, fez visita, in loco, e em seguida solicitou ao prefeito municipal a restauração do prédio tombado. “A minha iniciativa é pelo valor histórico deste prédio que é responsabilidade do município zelar pela conservação do patrimônio histórico da cidade”, justificou a secretária de Educação.

O prefeito Salim Curi também percebendo a atual estrutura física do prédio e preocupado em preservar a história do município, determinou ao vice-prefeito e secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Renato José de Paula, a restauração da Casa da Cultura. “Estamos trabalhando seguindo orientações do historiador Cláudio Scarparo e das arquitetas Ariely Silva Ferreira e Thays Pereira Silva para que tudo seja restaurado e preservado, atendendo todas as normas legais”, disse.

Durante a visita técnica das arquitetas juntamente com a secretária de Educação, a coordenadora da Cultura Maria das Dores Marques (Dorzinha) e o historiador Cláudio Scarparo, notaram a urgência da restauração, devido ao estado deteriorado do prédio.

Conclui-se que o prédio tem uma importância histórica e arquitetônica valiosa, por ser um dos primeiros imóveis construído em Santa Vitória em estilo colonial. Funcionou aos longos dos anos a sede da Prefeitura Municipal, extensão da Escola Estadual José Paranaíba, Escola Estadual São José e sede da Banda Municipal de Música, onde funciona até nos dias atuais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here