SVAA, prefeitura e SESI/SENAI promovem aula inaugural do EJA

0

Na segunda-feira, 20, foi realizada a aula inaugural para Educação de Jovens e Adultos – EJA, projeto idealizado pela Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool e abraçado pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Educação e Cultura e Desenvolvimento Social e pelo SESI/SENAI, beneficiando 103 alunos que irão compor a primeira turma.

O evento ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Santa Vitória – ACISV com a presença de José Maria Pivan, gerente financeiro e administrativo da SVAA, representando o diretor Alexandre Nicodemo; Warriman Feitosa, gerente industrial da SVAA; Edson Mitsuo, coordenador técnico agrícola da SVAA; Cláudia Betânia da Silva, analista de desenvolvimento organizacional; o prefeito Salim Curi; o vice-prefeito Renato José de Paula; o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Batista de Medeiros; secretária de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira; secretária de Desenvolvimento Social, Mariza Curi e o gerente do SESI/SENAI Mauricio de Souza.

De acordo com Cláudia Betânia da Silva, a Prefeitura Municipal disponibilizará a sala de aula e o laboratório de informática para que os alunos/funcionários da SVAA estejam engajados no projeto. O SESI/SENAI será o responsável para ministrar as aulas que serão semipresenciais, mas com atividade diária extraclasse.

Durante a aula inaugural foram apresentados vídeos motivacionais, sendo o primeiro para o aproveitamento do tempo e o segundo com palavras como sucesso, obstáculos, cuidado, equilíbrio, determinação, motivação, vitória e outros adjetivos que incentivam os alunos/funcionários da SVAA para a continuidade do curso que se estenderá até a formação profissional.

José Maria Pivan falou aos estudantes que a oportunidade de mudar o futuro está nas mãos deles. “Hoje é dia de festa, de celebração, pois vocês estão tendo a oportunidade de terminar o percurso escolar, para melhorar o nível de escolaridade, seja para trabalhar ou para transformar a vida de vocês ou da família”, afirmou.

Salim Curi agradeceu a presença das autoridades e dirigiu a palavra aos estudantes. “Estamos juntos e dando um passo tão grande nas nossas vidas. Vocês iniciando uma jornada escolar e nós fomentando a oferta da educação para os nossos jovens e adultos, de forma gratuita e de qualidade, pois estamos muito preocupados com a questão do desemprego. Aproveito o momento para agradecer aos gestores da usina o que faz por nossa cidade e também pedimos a preferência de emprego para o nosso povo. Sugiro a todos que aproveitem e melhorem a qualificação profissional, pois quem vai ganhar com isso é a nossa cidade”, pontuou.

Para João Batista de Medeiros, o projeto busca promover a inclusão daquelas pessoas que, de alguma forma não tiveram oportunidade de completar o primeiro ou segundo grau. Destacou a importância do trabalhador adquirir conhecimento como ferramenta de proteção ao emprego e reafirmou o objetivo da Administração 2017/2020 na geração de oportunidades de emprego e renda.

Mariza Curi destacou a importância do esforço de cada trabalhador em adquirir sua formação, incentivando a busca incessante de conhecimento para suas vidas profissionais.

Francisca Vânia destacou a necessidade do ensino na vida das famílias como o instrumento de maior valia para a formação dos filhos. Disse ainda que, para reinserção na escola não se mensura a idade e sim à vontade e a perseverança.

Maurício de Souza enfatizou a parceria Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool, Prefeitura de Santa Vitória e o SESI/SENAI para a execução deste projeto. “Promover algo para que todos vocês estivessem aqui hoje e com perspectiva de um futuro melhor. A cidade já faz a parte quando se fala em educação e, sem esforço ninguém consegue nada e tenho certeza que no final, todos vão falar que valeu a pena, para todos e para a família. Parabéns a todos e à prefeitura e à usina”, concluiu.

COMPARTILHE

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA